Saiba como iniciou o espetáculo "PAIXÃO DE CRISTO" na cidade de Lauro de Freitas

O músico Jaldo Lopes foi o primeiro ator a interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Lauro de Freitas-BA. Na foto acima estão jovens da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, destacamos  a atriz Sheila Dias (agachada) que até hoje se apresenta com o personagem Fariseu.

A retomada da montagem da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas surge a partir da ideia de um grupo de jovens ligado a Pastoral da Juventude da Paróquia Stº Amaro de Ipitanga, no ano de 1998, que se encoraja após uma apresentação do Oratório da Paixão - espetáculo musical itinerante, que encenou a Via Crucis, no interior da Igreja Matriz. Na verdade, os jovens católicos resolveram revitalizar a Via Sacra que era realizada pela Paróquia na década de 80, sob a liderança do teólogo Airton Marques. Para reviver este espetáculo, foi necessário agregar a juventude católica, artistas do município e convidados, independentes da sua religião ou classe social pertencente. E no final da tarde de um Domingo de Ramos, no dia 28 de março de 1999, foi realizado em apresentação única o primeiro espetáculo da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas.

Jaldo Lopes (Jesus) e as crianças da comunidade, na apresentação em 28 de março de 1999.

Com uma maior ambição no intuito de profissionalizar o evento, fundamos a Sociedade Cultural Távola, entidade jurídica responsável pela organização da “Paixão de Cristo”, que após o seu 5º ano se consagrou como o maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia. Montando uma mega estrutura, com arquibancadas para 2 mil pessoas, iluminação cênica, sonorização de última geração e a participação de mais de 300 pessoas no elenco.

Entrada Triunfal em Jerusalém. Na frente Jaldo Lopes (Jesus), Sidnei Silveira (João), Lourenço Junior (Pedro).

O espetáculo cresceu principalmente após o empenho da comunidade e com a sensibilidade do Poder Público, que fomentou com o crescente apoio que a produção necessitava a cada ano. E atualmente é um evento prestigiado pela imprensa baiana, que contribuiu para consolidação do evento. Realizando sem sombra de dúvidas  o sonho de centenas de pessoas que se orgulham em participar desta montagem.

Portanto, com o projeto de 20 anos de realização da Paixão de Cristo, pretendemos rememorar trazendo as lembranças e as recordações que ela proporcionou aos munícipes, aos artistas e a todo público, produzindo uma grandiosa peça teatral. Para isso, contamos com a sua sensibilidade para contribuir da forma possível para o nosso sucesso.

Paz e bem!

Fotos: Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cena das crianças ganham reforço de Jesus nos ensaios finais da Paixão de Cristo 2018

Ensaio da Paixão de Cristo movimenta Praça da Matriz em Lauro de Freitas

Atores ensaiam as cenas dos milagres do maior espetáculo de Teatro ao ar livre da Bahia