Saiba como iniciou o espetáculo "PAIXÃO DE CRISTO" na cidade de Lauro de Freitas

O músico Jaldo Lopes foi o primeiro ator a interpretar Jesus na Paixão de Cristo de Lauro de Freitas-BA. Na foto acima estão jovens da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, destacamos  a atriz Sheila Dias (agachada) que até hoje se apresenta com o personagem Fariseu.

A retomada da montagem da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas surge a partir da ideia de um grupo de jovens ligado a Pastoral da Juventude da Paróquia Stº Amaro de Ipitanga, no ano de 1998, que se encoraja após uma apresentação do Oratório da Paixão - espetáculo musical itinerante, que encenou a Via Crucis, no interior da Igreja Matriz. Na verdade, os jovens católicos resolveram revitalizar a Via Sacra que era realizada pela Paróquia na década de 80, sob a liderança do teólogo Airton Marques. Para reviver este espetáculo, foi necessário agregar a juventude católica, artistas do município e convidados, independentes da sua religião ou classe social pertencente. E no final da tarde de um Domingo de Ramos, no dia 28 de março de 1999, foi realizado em apresentação única o primeiro espetáculo da Paixão de Cristo de Lauro de Freitas.

Jaldo Lopes (Jesus) e as crianças da comunidade, na apresentação em 28 de março de 1999.

Com uma maior ambição no intuito de profissionalizar o evento, fundamos a Sociedade Cultural Távola, entidade jurídica responsável pela organização da “Paixão de Cristo”, que após o seu 5º ano se consagrou como o maior espetáculo de teatro ao ar livre da Bahia. Montando uma mega estrutura, com arquibancadas para 2 mil pessoas, iluminação cênica, sonorização de última geração e a participação de mais de 300 pessoas no elenco.

Entrada Triunfal em Jerusalém. Na frente Jaldo Lopes (Jesus), Sidnei Silveira (João), Lourenço Junior (Pedro).

O espetáculo cresceu principalmente após o empenho da comunidade e com a sensibilidade do Poder Público, que fomentou com o crescente apoio que a produção necessitava a cada ano. E atualmente é um evento prestigiado pela imprensa baiana, que contribuiu para consolidação do evento. Realizando sem sombra de dúvidas  o sonho de centenas de pessoas que se orgulham em participar desta montagem.

Portanto, com o projeto de 20 anos de realização da Paixão de Cristo, pretendemos rememorar trazendo as lembranças e as recordações que ela proporcionou aos munícipes, aos artistas e a todo público, produzindo uma grandiosa peça teatral. Para isso, contamos com a sua sensibilidade para contribuir da forma possível para o nosso sucesso.

Paz e bem!

Fotos: Ceará

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

21ª edição do Espetáculo Paixão de Cristo será encenado nos dias 27 e 28 de abril na Praça da Matriz de Lauro de Freitas